A Dislexia é um transtorno genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico, ou seja, caracteriza-se por uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração. A dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização, sendo comum provocar uma defasagem inicial de aprendizado.
O termo "dislexia" foi criado em 1887, por Rudolf Berlin, um
oftalmologista de Stuttgart, Alemanha. Ele usou o termo para se referir a um
jovem que apresentava grande dificuldade no aprendizado da leitura e escrita ao
mesmo tempo em que apresentava habilidades intelectuais normais em todos os
outros aspectos.
Os sintomas variam de acordo com
os diferentes graus de gravidade do distúrbio e tornam-se mais evidentes
durante a fase da alfabetização. Entre os mais comuns encontram-se as seguintes
dificuldades: ler, escrever e soletrar; entendimento do texto escrito; identificar
fonemas, associá-los às letras e reconhecer rimas e aliterações; decorar a
tabuada, reconhecer símbolos e conceitos matemáticos (discalculia); ortográficas:
troca de letras, inversão, omissão ou acréscimo de letras e sílabas
(disgrafia); organização temporal e espacial e coordenação motora.
O diagnóstico é feito por exclusão,
em geral por equipe multidisciplinar (médico, psicólogo, psicopedagogo,
fonoaudiólogo, neurologista). Antes de afirmar que uma pessoa é disléxica, é
preciso descartar a ocorrência de deficiências visuais e auditivas, déficit de
atenção, escolarização inadequada, problemas emocionais, psicológicos e
socioeconômicos que possam interferir na aprendizagem. É de extrema importância
estabelecer o diagnóstico precoce para evitar que sejam atribuídos aos
portadores do transtorno rótulos depreciativos, com reflexos negativos sobre
sua autoestima e projeto de vida.
Ainda não se conhece a cura para a
dislexia. O tratamento exige a participação de especialistas em várias áreas
(pedagogia, fonoaudiologia, psicologia, etc.) para ajudar o portador de
dislexia a superar, na medida do possível, o comprometimento no mecanismo da
leitura, da expressão escrita ou da matemática.
Fonte da imagem: http://www.elpoderdelamujer.net/?p=2906
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